Estadias
As portas da sede estão abertas para os associados: é tocar o sino, entrar no café/bar, pedir uma limonada, azeitonas, um copo de tinto, uma fatia de bolo ou um simples café. Sentar-se ou esticar as pernas onde mais aprouver. Há discos a pedido e livros, jornais e revistas à disposição. No jardim, há ferramentas para aqueles que, regularmente, queiram colaborar nos trabalhos de jardinagem. A biblioteca/sala de refeições, de lazer e trabalho poderá também estar ao dispôr para actividades propostas ou eventos organizados pela associação.
No dormitório, cozinha e pátio, recebemos grupos ou indivíduos, crianças, jovens ou adultos, amigos, colegas, amantes ou famílias para residências artísticas ou científicas (para as quais podemos ou não colaborar nas áreas de dramaturgia, direcção de actores, encenação e técnica), turismo responsável e/ou visitas e celebrações pontuais, como para oficinas de curta e média duração. Estas podem ser multidisciplinares, em português, alemão ou inglês, planeadas de acordo com os interesses e disponibilidade dos participantes, iniciantes ou com experiência, mas também as há de oferta permanente; estamos disponíveis, nas áreas da agricultura regenerativa e teatro, mediante planeamento e pré-inscrição atempados, para cursos de longa duração. Esporadicamente, oferecemos oficinas ministradas por artistas não residentes, nomeadamente, nas áreas de cerâmica, ilustração e literatura.
Recomendamos, para qualquer tipo de frequência dos espaços, uma desaceleração da produção de lixo não reciclável e do ritmo de vida e de consumo, especialmente, de tecnologia invasiva e comida industrializada.
Contactem-nos por e-mail ou telefone para mais informações e reservas!
Kontakte | Palettentheater
OFICINAS PERMANENTES:
Recuperação de Solo e Cultivo Regenerativo
Individualmente ou em pequenos grupos, tendo em vista futuras aplicações, privilegia-se a identificação dos vários solos enquanto factor determinante para a capacidade alimentícia, com foco na transformação de solos pobres. Serão transmitidos conhecimentos ancestrais de regeneração, por forma a permitir o desenvolvimento de plantas e sua fauna, assim como as fases de variadas aplicações e tipologia de plantas para cada tipo de solo. O princípio essencial desta oficina reside na criação da possibilidade de harmonia e no equilíbrio entre a necessidade humana e a manutenção da natureza.
Desconstrução do Eu e Enraizamento na Comunidade Natural
Individualmente ou em pequenos grupos, esta oficina de 45 minutos promove o acesso directo ao espaço natural, enquanto parte integrante do mesmo, através de experiências imersivas, utilizando todos os sentidos humanos na exploração de diferentes níveis no contacto com o solo, os animais e as plantas. O foco está no saudável envolvimento humano nos processos transformativos da natureza. Esta oficina poderá implicar algum nível de desconforto, muitas vezes imprescindível à apreensão sensorial da identificação humana com o ecossistema.
Bio-Construção e Uso Prático de Reciclagem
Individualmente ou em pequenos grupos, transmitem-se, uma só vez ou regularmente, técnicas de saber antigo como recolher e tratar materiais naturais/reciclados e utilizar ferramentas manuais para aplicações a ideias concretas dos participantes e/ou aos trabalhos em curso, de pequena, média e grande dimensão. Alguns exemplos são um galinheiro, um forno de pedra para lenha, secadores de frutos e legumes, ninhos, diques e fachadas.
Cozinha vegetariana e vegana
Individualmente ou em pequenos grupos, no jardim e na cozinha, privilegiam-se, nesta oficina, os frutos, legumes, flores e ervas aromáticas disponíveis na nossa horta e/ou à venda regional e sazonalmente. Cozinha da terra, rica em sabor e nutrientes, à base de receitas simples desde sopas e saladas a assados e salteados de estilo mediterrânico com influência internacional. Integra-se a tradição da doçaria de compotas, doces e bolos, passando pelas técnicas de conservação de sementes e dos alimentos utilizados.
Alfabetização, Línguas Portuguesa, Inglesa e Alemã, História de Portugal e da Cultura Portuguesa, Estudo do Meio
Individualmente ou em pequenos grupos, recomenda-se uma frequência regular ou de média duração. No formato de curso (introdução ou manutenção) ou explicações, por exemplo, acompanhamento escolar ou preparação para exames: em ambos poderão ser utilizadas técnicas tradicionais como ditados, composição, conversação, exercícios escritos e de audição, mas também técnicas de expressão dramática, trabalhos manuais, jardinagem e culinária. A oficina tem lugar na biblioteca, como na cozinha ou no jardim.
Escrita criativa
Individualmente ou em grupo, ao ar livre e na biblioteca, consiste, basicamente, em exercícios com base na observação e na memória, depois dos quais se poderá fazer, no caso da frequência regular, um acompanhamento dos textos produzidos. Orientada para a escrita (auto)biográfica subjectiva, com enfoque na re-significação de si, a oficina propõe leituras da literatura universal de tradição diarística, de correspondência e do monólogo teatral.
Teatro: corpo, voz, emoções, palavra e movimento
Para pequenos grupos, até 8 participantes, regularmente ou apenas uma vez, depois da qual se poderá fazer uma pequena apresentação ao vivo ou registo fotográfico/vídeo. Privilegiam-se a preparação da voz (respiração, articulação, projecção) e do corpo (aquecimento e activação das partes) no espaço, bem como o desenvolvimento da expressão, da imaginação e das capacidades de observação, interacção, improvisação, disciplina e resistência. Teatro físico, da palavra, do objecto e das imagens, com base em escrita colectiva ou textos pré-existentes. A oficina tem lugar no anfiteatro, como na biblioteca e eventuais espaços alternativos no meio natural.